Como escolher o seu equipamento desportivo?

A questão de como escolher seu equipamento esportivo surge quando você quer praticar atividade física regular em casa em uma máquina. Vários critérios são utilizados para escolher a máquina desportiva mais adequada. Estes incluem o nível de prática, os objectivos a atingir, o orçamento e o espaço disponível em casa.

Nível de prática desportiva

É importante ter em conta o seu nível de prática ao escolher a sua máquina de desporto. Em princípio, um atleta iniciante ou intermediário em treinamento de força não deve pular nas máquinas de treinamento pesado de atletas competitivos. Ele faria mais mal do que bem.

Escolher o seu equipamento desportivo
Ao escolher o seu equipamento desportivo, é importante respeitar alguns critérios. Entre outras coisas, deve ter em conta o seu nível de actividade desportiva, os seus objectivos (perda de peso, musculação, tonificação corporal, etc.) e o seu orçamento.

Do mesmo modo, um entusiasta do ciclismo não deve comprar imediatamente uma bicicleta desportiva de competição. É mais razoável para o iniciante exercitar-se por um certo período de tempo com equipamentos básicos para entender e dominar o funcionamento do esporte praticado.

No entanto, esta prudência nem sempre é apropriada. Existem dispositivos que, graças a um sistema de ajuste gradual, podem ser utilizados tanto por atletas principiantes como por atletas mais experientes. Por exemplo, toda a família pode construir a sua força em casa com um remador competitivo que pode ser facilmente ajustado de acordo com o nível de prática e força do utilizador. Similarmente, um stepper, um dispositivo dos esportes que permita que você simule escalar escadas, pode facilmente ser segurado por novatos e por atletas experientes.

Objectivos do projecto

O equipamento desportivo difere consoante pretenda construir músculos, tonificar o corpo ou perder peso. Além disso, não será o mesmo se você quiser ganhar músculo no peito, braços, costas ou apenas no corpo inferior. Se o remador é eficaz na construção de músculos em todo o corpo, você deve optar por uma esteira, bicicleta de exercício ou elíptico se o objetivo é construir músculo nas coxas, nádegas e pernas afiladas de Blake Lively. No entanto, um banco de pesos e alguns pesos serão úteis se você preferir os braços estendidos de Jennifer Ariston ou os braços e músculos fortes de Ronnie Coleman.

Orçamentos

É claro que é preciso atribuir um preço à consecução dos objectivos, mas não é razoável pôr à prova as finanças de um equipamento desportivo, por muito sofisticado que seja. É por isso que é necessário escolher a sua máquina desportiva tendo em conta a sua disponibilidade financeira.

A combinação de halteres e banco de pesos é geralmente barata. Mas o remador pode chegar rapidamente aos 1200 euros quando existem modelos básicos de cerca de 150 euros. É possível comprar uma bicicleta caseira, uma bicicleta elíptica ou uma passadeira por entre 200 e 500 euros.

Desenho dimensionado

O tamanho do equipamento desportivo torna-se um critério importante quando há pouco espaço disponível em casa. Quando o remador, a bicicleta e a esteira puderem caber em um terrace ou em um balcão, o banco do peso pode ser muito incómodo quando cheio.

Outros critérios para escolher um dispositivo desportivo

A qualidade dos materiais, a resistência e a carga máxima estão entre os critérios específicos de seleção. Um dispositivo sólido feito de materiais de qualidade durará mais tempo. Além disso, é necessário comprar uma máquina desportiva cuja carga máxima exceda em muito a massa corporal do seu utilizador.

Deixe uma resposta