Que músculos trabalham com tracção?

As trações, também chamadas de pull-ups, são um dos exercícios básicos do bodybuilding. Consistem essencialmente em levantar todo o corpo com uma barra vertical suspensa ou qualquer outro suporte sobre o qual as mãos se possam agarrar. À primeira vista, parece que só os braços fazem todo o trabalho nas trações, mas não é o caso, pois a força principal vem de trás. Neste exercício, o latissimus dorsi e o trapézio são os que mais trabalham.

Músculos ativos das costas

Embora pareça que os braços fazem o trabalho, a força principal vem de trás. Neste exercício, os músculos mais ativos são latissimus dorsi, trapézio, músculos do ombro, rombóides, bem como os músculos peitorais maiores e menores que seguram e movem os ombros. De forma trapezoidal, o trapézio situa-se no meio da parte superior do dorso.

Exercício muscular de tracção
Nas costas, as trações trabalham o dorso (o músculo mais muscular do corpo), o trapézio, o latissimus dorsi, os rombóides, os músculos do ombro e os músculos peitorais. Nos braços, o supinador, bíceps e tríceps trabalham nas trações, enquanto músculos sinérgicos, como braquiais e braquiais, suportam seus pares ativos.

O músculo dorsal é o maior músculo do corpo, dada a superfície que ocupa. Juntos, estes músculos usam uma grande quantidade de energia e contribuem para uma coluna vertebral saudável e forte. As trações são ideais para fortalecer e evitar problemas nas costas, tão comuns hoje em dia. É também um exercício básico para aumentar a musculatura na região dorsal.

Músculos activos do braço

Alguns dos músculos usados no pull-up estão todos localizados nos braços. Na verdade, este exercício requer mover o peso do corpo de cima para baixo. O mais importante é provavelmente o supinador longo, o maior dos músculos do antebraço.

O supinador é crucial para a flexão do cotovelo e a prova da sua utilização é visível desde o início da flexão. Contrai-se assim que começamos o movimento ascendente. Os bíceps, assim como os tríceps, estão envolvidos na tração. Os bíceps se contraem quando o cotovelo é dobrado, enquanto os tríceps entram em jogo quando o cotovelo é abaixado.

Músculos sinérgicos

Os músculos sinérgicos, também chamados de músculos estabilizadores, são músculos que são ativados para ajudar os músculos ativos a fazer seu trabalho corretamente. Além dos músculos recrutados para realizar o movimento, precisamos de um grupo complementar que cubra a função de estabilização articular em toda a amplitude de movimento.

Neste caso, os músculos envolvidos na tração são os músculos braquial, braquial e bíceps. Outros sinérgicos são os rombóides do dorso, os deltóides posteriores dos ombros, o peitoral menor, bem como o trapézio inferior e médio do dorso. Também temos os músculos do grande serratus e os do tríceps longo. Estes músculos ajudam a adutar o ombro e estender o cotovelo.

Os músculos descritos acima são aqueles que são trabalhados pela realização da tração convencional. Ao mudar de técnica, os músculos protagonistas também mudam. A idéia seria alternar as variantes, a fim de envolver um maior número de músculos e ter resultados visíveis em um período de tempo mais curto.

Deixe uma resposta